Convide Paulo Azevedo (31) 9785-9005

Palestras Motivacionais, Vendas e Excelência na prestação de serviços. Sempre utilizando intervenções lúdicas (Mágicas e malabarismo) em suas apresentações.

Inovação & Criatividade

<< Voltar

Como inovar ou criar algo novo em um mundo já totalmente modernizado? Acho que essa pergunta merece uma atenção especial, pois, cada vez mais observamos que as mudanças ocorrem numa velocidade assustadora.              

A grande verdade é que o nosso universo sempre nos presenteia com a brilhante e dinâmica ação da mudança. Esse poderoso sistema cósmico jamais será estático e é essa a consciência que precisamos ter. Fugir desta realidade não nos ajudará em nada, pois, com toda certeza a cada segundo nos modificamos, expandimos, renovamos, aperfeiçoamos ou até mesmo atrofiamos. A realidade a ser observada é a transformação contínua não só das pessoas, mas, da maneira como os procedimentos devem ser alterados.

Essa é uma teoria antiga, no entanto, pouco difundida. Ao investigar a palavra criatividade compreendemos que seu significado é criar com atividade, ou seja: Impulsionar idéias para dar a algo uma nova forma. Essas “idéias” que representam o novo são captadas por nós por meio da “intuição”.                      

Podemos dizer que uma pessoa intui e vê a grande possibilidade de recombinar objetos ou ações já existentes e produzir um novo significado ou nova utilidade que só será validado como inovador, ou criativo se for aceito por uma grande parte da população.

O principal combustível que impulsiona esse processo é a aplicação constante da ação“quebra regras”. Quebrar regras nos permite descobrir um novo ângulo, criar um novo estilo e apresentar um formato totalmente diferente, redesenhado, modificado, retocado, com nova funcionalidade e com apelo de modernidade.                         

Em minha visão, podemos inovar tanto em produtos quanto em serviços, podemos inovar na forma de produzir, apresentar e de comercializar. No caso específico de prestação de serviçospodemos usar nossa criatividade e transformar atendimentos robotizados em atendimentos humanizados.

A consciência da necessidade de mudanças exigida pelo mercado nos mostra claramente que um excelente atendimento é um poderoso diferencial competitivo e é exatamente nessa fase que passamos a compreender que inovar com um toque humanizado o atendimento, é estar pronto para criar magia e encantamentos.

Entendo que a magia e o encantamento são excelentes resultados e só os conseguiremos se realmente nos sentirmos felizes e amando o que estamos fazendo. 

O momento da criação ou inovação surge quando a pessoa experimenta sua paz de espírito e é neste instante que revelamos nosso potencial criativo. Esses momentos aparecem sem aviso e quanto maior for o seu prazer em buscar soluções, mais criativo será o resultado. Poderá até acontecer falha em suas tentativas e o segredo é persistir e nunca desistir.

Com objetividade devemos perseverar e adicionar um ingrediente importantíssimo à nossa receita, “A TRANQUILIDADE MENTAL”, pois, quanto mais insistirmos na busca pela criação na total falta de paciência, a probabilidade de não se obter sucesso será potencializada.

Caso se sinta cansado não desista, somente pare um pouco e deixe sua mente descansar, o decantar dos pensamentos resultará na separação das impurezas e quando menos você esperar sua intuição lhe mostrará um novo caminho a ser seguido.  

O que se pode entender é que durante a fervura dos pensamentos podemos ser levados pelas distrações e perder o controle e a conexão entre a necessidade e a visão criativa. Contudo, ao relaxar e navegar nas calmarias mentais tudo se pode encontrar: Até mesmo o inesperado. Imaginação abundante também o conduzirá para a criatividade e isso pode ser explicado pela força do pensamento que nos leva a encontrar várias possibilidades de fazer algo totalmente renovado.

Um bom caminho para se atingir essa fase, a tão almejada paz de espírito é aprender a desconstruir o lixo mental, isso se faz a cada minuto deletando cenas, momentos, fatos e qualquer coisa desagradável que possa lhe desequilibrar emocionalmente.  

Você pode ter a certeza que o talento criativo habita seu interior, o que você precisa é acreditar e desenvolve-lo. Não critique ou ignore seus momentos criativos, faça exatamente o contrário, intensifique-os.

Mostre aos seus clientes sua inovação humanizada na hora de recepcioná-los, eles se sentirão felizes e perceberão a diferença!

Paulo Azevedo  é Consultor e Administrador de Empresas.

Galeria de fotos

Contato

Depoimentos

"Céu de brigadeiro sobre SP. Aproveitei o voo para degustar o livro presenteado pelo amigo Paulo Azevedo - Estratégias empresariais para pequenas e médias empresas - onde o mesmo em um dos capítulos, discorre sobre assunto muito importante... a qualidade de nossos serviços pode, de fato, ser sentida pelos nossos clientes? O desafio de transformar o invisível em algo tangível, no que diz respeito ao serviço prestado. Muito bom! Obrigado Paulo.".

Eduardo Cardoso
Bispo da Igreja Batista Getsemani

+ DEPOIMENTOS

Copyright © 2008 - 2015 Professor Paulo Azevedo