Convide Paulo Azevedo (31) 9785-9005

Palestras Motivacionais, Vendas e Excelência na prestação de serviços. Sempre utilizando intervenções lúdicas (Mágicas e malabarismo) em suas apresentações.

Marchetaria Exemplar

<< Voltar

Curiosidade Aartesanal:

Marchetaria: Sabemos que a marchetaria é uma arte ou técnica de ornamentar superfícies planas de móveis, painéis, pisos, e até mesmo os tetos e se revela por meio da aplicação de diversos materiais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim e até mesmo com chifres de animais. No entanto, o principal material utilizado é a madeira.

Dependendo da técnica utilizada pode-se construir objetos tridimensionais, em forma de esculturas, utilitários, cintos, caixas para joias e documentos e até mesmo móveis, exatamente como podemos observar na foto anexada. Essa arte não deve ser confundida com a “intársia” que é uma técnica ligeiramente diferente e se refere a uma forma de ornamentação em madeira praticando a arte da incrustação ou se preferir, o  embutimento que é similar à marchetaria. O termo também é utilizado para designar a técnica que utiliza-se pedras pequenas e muito polidas encaixadas em uma matriz de mármore.

O mais antigo objeto embutido é uma bacia de pedra calcária da Mesopotâmia a cerca de 3000 A.C. Um outro exemplo é um caixão de madeira da Dinastia Yin (1300 A.C.-220 D.C.). Por volta de 350 A.C. foram encontrados em Halicarnasso (cidade natal de Heródoto e capital do famoso Rei Mausole, cujo túmulo constituiu uma das sete Maravilhas do Mundo) na Turquia. Encontraram evidências da técnica do embutimento no palácio do rei Mausole cujas paredes tinham incrustações em mármore.

Porém a arte de embutir madeiras coloridas em superfícies de modo a contrastar, criando projetos artísticos, foi praticada habilidosamente pelos egípcios antigos, pois, foi do cobre que desenvolveram o bronze, o que lhes proporcionou a possibilidade de criar as lâminas dentadas que seriam utilizadas como serras.

Na metade do século XVI, com o aprimoramento das serras e das técnicas, expandiu-se o embutimento ilustrado "à marchetaria". As partes separadas de um retrato agora seriam recortadas dos folheados a partir de um projeto. Estas peças eram então juntas e este conjunto inteiro era colado a um fundo contínuo. Este procedimento tem uma longa história de nomes, mas é chamado agora geralmente de marquetry, nos países de língua inglêsa, ou seja, marchetaria.

Na foto disponibilizada, você poderá não acreditar, mas, esta mesa e cadeiras somam mais de 69.000 peças, sendo em média de tamanhos pequeninos cada uma delas. O autor da "extraordinária façanha" é o Sr. Gercy de Oliveira Carmo, hoje dia 26 de agosto de 2015, aos seus 93 anos de idade e em plena atividade continua aumentando sua inacreditável coleção. Seu acervo é literalmente fantástico. Paulo Azevedo - Palestrante e Consultor Empresarial.

Galeria de fotos

Contato

Depoimentos

"Ao Sr. Paulo Azevedo Agradeço a oportunidade em poder participar da palestra, diria que foi uma honra estar presente. Hoje, em visita ao cliente, apresentei-me com outra visão, e como você disse mais focada no propósito da venda. Desde já agradeço".

Dulcinéa Rocha
Corporativo Câmbio Turismo

+ DEPOIMENTOS

Copyright © 2008 - 2015 Professor Paulo Azevedo